CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

MPT embarga construção no Parque Taquaral, em Campinas

A construção de quatro torres de um condomínio de prédios no bairro Parque Taquaral, em Campinas, foi embargada na manhã desta segunda-feira por falta de segurança e risco aos operários.

MPT embarga construção no Parque Taquaral, em Campinas
A construção de quatro torres de um condomínio de prédios no bairro Parque Taquaral, em Campinas, foi embargada na manhã desta segunda-feira por falta de segurança e risco aos operários. Foi uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. O Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, João Batista […]

A construção de quatro torres de um condomínio de prédios no bairro Parque Taquaral, em Campinas, foi embargada na manhã desta segunda-feira por falta de segurança e risco aos operários. Foi uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. O Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, João Batista Amâncio, descreve uma situação de completo descaso quanto à segurança dos trabalhadores da construção civil no local. Amâncio relata que em andares mais altos foram encontrados pontos sem nenhuma proteção contra a queda.

Além de cancelas de elevadores que se abriam sem o elevador estar presente, liberando o acesso dos trabalhadores para um iminente risco queda livre. A possibilidade de choque elétrico também foi verificada em toda a obra tanto por falta de isolamento dos painéis elétricos quanto por falta de aterramento em vários equipamentos, como chuveiro, por exemplo. Amâncio explica que toda a parte de produção da obra ficará interrompida, até que sejam providenciadas as adequações exigidas. 260 pessoas trabalham na construção das torres.

Resposta

A construtora Brookfield incorporações, responsável pela obra do empreendimento embargado por falta de segurança no Taquaral, informou que está marcada para quinta-feira uma audiência entre a Procuradoria do Trabalho e a construtora.

A Brookfield Incorporações esclarece em nota que cumpre as normas de segurança e que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são fornecidos aos seus colaboradores e terceiros, bem como os treinamentos periódicos sobre segurança no trabalho para os profissionais. Reforça ainda que o uso dos equipamentos é obrigatório durante suas atividades. A empresa informa que o Ministério Público do Trabalho questionou alguns itens de segurança e que a paralisação se aplicará a apenas poucos pavimentos da obra. Os pontos de melhoria indicados na fiscalização serão reforçados em até uma semana para que o trabalho possa ser retomado nestas áreas.

A empresa esclarece que as atividades na obra permanecem normalmente nas áreas em que não houve apontamentos pelo MPT.

Compartilhe

Conteúdos