CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Três bebês contraem tuberculose no Madre Theodora

A Secretaria de Saúde Municipal de Campinas confirmou o diagnóstico positivo de tuberculose em três bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora. As crianças estão em tratamento e serão

Três bebês contraem tuberculose no Madre Theodora
A Secretaria de Saúde Municipal de Campinas confirmou o diagnóstico positivo de tuberculose em três bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora. As crianças estão em tratamento e serão acompanhadas por um período de dois anos. O primeiro caso foi registrado em agosto em um posto de saúde da rede pública, na sequência outros dois foram […]

A Secretaria de Saúde Municipal de Campinas confirmou o diagnóstico positivo de tuberculose em três bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora. As crianças estão em tratamento e serão acompanhadas por um período de dois anos. O primeiro caso foi registrado em agosto em um posto de saúde da rede pública, na sequência outros dois foram confirmados em hospitais particulares. O ponto em comum entre os três casos foi o hospital onde nasceram.

De acordo com o diretor técnico e superintendente do hospital, Sérgio Ponciano, a bactéria da tuberculose foi transmitida por uma auxiliar de enfermagem que, provavelmente, não sabia ser portadora da doença. Ela está afastada e em tratamento. Diante da situação, todos os funcionários realizaram os testes e os resultados foram negativos. Todas as crianças nascidas na unidade no período de janeiro a junho estão sendo convocadas para a realização dos teste. Cerca de 1.300 crianças farão os exames. Deste total 354 que, provavelmente, foram expostas ao bacilo começam a ser investigadas a partir do dia 25 deste mês.

De acordo com Sérgio Ponciano, o caso de tuberculose em recém-nascidos é muito raro. Esse foi o primeiro surto registrado no Brasil e o segundo no mundo. Segundo a diretora Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Brigina Kemp, todas as medidas necessárias foram e estão sendo tomadas , portanto não há motivos para alarde.

Como medida de segurança a Secretaria de Saúde de Campinas, está comunicando todas as secretarias da região e também a Secretaria de Estado da Saúde. Os profissionais da saúde também estão sendo alertados.

Compartilhe

Conteúdos