CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Terceirização é apontada como a fonte dos problemas enfrentados pelos trabalhadores da construção civil

O Ministério Público do Trabalho realizou no período de 24 à 26 de setembro, uma série de blitz em canteiros de grandes obras em Campinas, Jundiaí e Piracicaba. O resultado

Terceirização é apontada como a fonte  dos  problemas enfrentados pelos trabalhadores da construção  civil
O Ministério Público do Trabalho realizou no período de 24 à 26 de setembro, uma série de blitz em canteiros de grandes obras em Campinas, Jundiaí e Piracicaba. O resultado não foi nada satisfatório. Em todas as obras foram encontradas irregularidades. No total os fiscais estiveram em 12 locais ondem trabalham cerca de 3.000 operários. […]

O Ministério Público do Trabalho realizou no período de 24 à 26 de setembro, uma série de blitz em canteiros de grandes obras em Campinas, Jundiaí e Piracicaba. O resultado não foi nada satisfatório. Em todas as obras foram encontradas irregularidades.
No total os fiscais estiveram em 12 locais ondem trabalham cerca de 3.000 operários. Em seis obras, realizaram 15 interdições de equipamentos e setores inteiros por conta da falta de segurança individual e coletiva.
No canteiro de um condomínio de alto padrão, que está sendo erguido na região do Jardim Santa Genebra , em Campinas , parte dos andaimes foi interditada por estar em desacordo com as normas. No mesmo local , os cintos de segurança encontrados com os trabalhadores eram inadequados.
Porém os problemas encontrados pelos fiscais não ficaram restritos ao local de trabalho. Em muitos casos o problema está no pagamento dos salários. Em muitos outros, nos alojamentos.
Na opinião da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Catarina Von Zubem, o grande problema na indústria da construção civil é a terceirização e até a quarterização da mão de obra.
Todas as empresas responsáveis pelas obras vistoriadas neste semana em Campinas,Jundiaí e Piracicaba que apresentaram problemas, serão convocadas para audiências. Elas terão que assinar um TAC , Termo de Ajustamento de Conduta para regularizar os problemas encontrados pelos fiscais.

Compartilhe

Conteúdos