CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Câmara aprova vagas emergenciais para substituir demitidos na Saúde

A Câmara de Campinas aprovou em primeira e segunda discussão o projeto de lei do executivo que prevê a criação de empregos para contratar profissionais na área de saúde em

Câmara aprova vagas emergenciais para substituir demitidos na Saúde
A Câmara de Campinas aprovou em primeira e segunda discussão o projeto de lei do executivo que prevê a criação de empregos para contratar profissionais na área de saúde em substituição aos funcionários do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, que serão demitidos. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela prefeitura junto […]

A Câmara de Campinas aprovou em primeira e segunda discussão o projeto de lei do executivo que prevê a criação de empregos para contratar profissionais na área de saúde em substituição aos funcionários do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, que serão demitidos. De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela prefeitura junto ao Ministério Público, mais de 1.200 funcionários da saúde foram contratados de maneira irregular junto à instituição.

No ano passado a justiça determinou a demissão dos trabalhadores, mas concordou em assinar o TAC diante da dificuldade da prefeitura em repor os profissionais, uma vez que o período eleitoral não permitia a contratação. O termo tem validade até o dia 13 de março. Como não há tempo hábil para a realização de um concurso público, o executivo municipal apresentou a proposta para a contratação emergencial de 200 médicos, via processo seletivo. Os contratos dos profissionais serão temporários, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

A expectativa era de que a votação fosse rápida, uma vez que todos os vereadores se mostraram favoráveis ao projeto do executivo. Porém uma emenda proposta pelo vereador Paulo Búfalo, gerou discussões entre os parlamentares, durante a sessão extraordinária. O vereador queria que a prefeitura garantisse que os trabalhadores de outras áreas, aprovados em concurso público, mas que ainda não foram convocados fossem chamados pelo executivo, antes que o processo perdesse a validade. A emenda foi rejeitada pelos vereadores. De acordo com Paulo Bufalo, o executivo teria se comprometido em convocar os trabalhadores que aguardam a seleção. Ele afirma que apresentou a emenda porque não existe nenhum documento que dê garantias de que os aprovados nos concursos serão chamados para ocupar os cargos.

O líder do governo na câmara, o vereador Rafa Zimbaldi, aprovou a discussão entre os vereadores e garantiu que o prefeito Jonas Donizette já está convocando os aprovados em concurso. Ele comemorou a decisão dos parlamentares, considerada importante para evitar a desassistência na área de saúde de Campinas. O líder do Partido dos Trabalhadores e um dos nomes mais fortes da oposição na câmara, Carlão do PT, afirmou que era importante a aprovação da proposta do executivo. Mas ele lamentou a rejeição da emenda apresentada pelo vereador Paulo Bufalo. A proposta do executivo foi aprovada por unanimidade nas duas votações, realizadas em sessão extraordinária, que aconteceu na tarde desta quarta-feira.

 

Compartilhe

Conteúdos