O Secretário de Estado da Segurança, Fernando Grella Vieira, anunciou nesta quarta-feira a criação do Gamesp, o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública, na Região Metropolitana de Campinas. A proposta é oferecer subsídios na elaboração de planos estratégicos visando a prevenção, repressão e redução do crime e da violência urbana. Outra proposta é a implantação e o acompanhamento de programas e ações sócio-culturais. Porém, segundo o secretário, o grande diferencial do novo programa na batalha contra a violência é a união das forças municipais, estadual e da sociedade civil organizada.
O Gamesp da Região Metropolitana de Campinas é pioneiro e, segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, será expadido para as demais regiões. Em sua opinião poderá servir também de modelo para o país. A Agemcamp (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) será o braço operacional do Gamesp. A primeira reunião dos integrantes ainda não foi definida.
Enquanto as autoridades criam estratégias, a violência urbana na região não dá trégua. Em menos de dois meses neste ano, Campinas contabilizou 4 latrocínios. Segundo os dados da própria Secretaria de Estado da Segurança Pública, em janeiro o número de roubos de veículos cresceu 66% e o de furto 51%. A cidade teve no período uma média de 32 carros roubados ou furtados por dia. Já os homicídios permaneceram estáveis. No total 13 pessoas foram assassinadas no mês passado, o numero é mesmo registrado em janeiro de 2012