A prefeitura de Campinas prepara um planejamento para o processo de revitalização do Bosque dos Jequitibás, que deve ficar pronto em 2015. Neste ano, a administração vai trabalhar em cima de um projeto que permita a implantação de melhorias no espaço. Entre as ações já previstas e que deverão integrar o planejamento está a construção de uma praça de alimentação, instalação de equipamentos para playground e para ginástica, iluminação e reforma dos banheiros.
A ideia é discutir com os funcionários e com os frequentadores do Bosque para definir quais deverão ser as prioridades do processo de revitalização. O plano deve ser concluído, orçado e enviado ao legislativo até o final do ano. A previsão é de que as obras comece no ano que vem.
De acordo com o secretário de serviços públicos, Ernesto Paulella, é preciso ter muito cuidado com o Bosque, que é um patrimônio importante da cidade de Campinas. Segundo ele, é necessário desenvolver um trabalho sério que possa garantir a permanência das pessoas que frequentam o local.
A notícia sobre a revitalização do local chegou em boa hora, principalmente para os integrantes da Associação Amigos do Bosque. A entidade luta há alguns anos pela preservação da área. A arquiteta e paisagista da associação, Cristiane Roncato, afirma que muita coisa precisa ser feita, pois a atual situação do bosque é de abandono.
O Bosque dos Jequitibás tem 10 hectares de área. Desse total, 2,33 hectares correspondem a floresta da Mata Atlântica em preservação.