A restauração da caravela do taquaral começou oficialmente nesta quarta-feira e o trabalho, que vai custar R$ 1 milhão a prefeitura de Campinas, deve ser concluído em dois anos. O trabalho será feito em três etapas. A primeira será a troca das colunas da parte inferior da embarcação, com expectativa de conclusão em um ano. Depois desta etapa, a caravela será içada e colocada na posição definitiva, fora d’água. Em seguida, será feita a reconstrução do convés e dos compartimentos internos. A última fase da restauração será a recuperação das cabines, leme e mastro, além dos adornos. Ao todo, serão três mil peças substituídas. De acordo com o secretário de serviços públicos, Ernesto Paulella, como a caravela vai ficar fora da água, a prefeitura deve investir na construção de uma nova área de lazer no entorno da embarcação. Segundo ele está prevista a instalação de um bar, além de um deque e um píer de 30 metros dentro da lagoa.
Entre os frequentadores do Parque Portugal, a restauração da caravela divide opiniões. O aposentado Joaquim Araújo Filho aprova a reforma da embarcação, desde que seja feita de maneira séria. A dentista Terezinha Cunha afirma que é importante resgatar a história do município, mas acredita que existem hoje outros problemas dentro do parque que deveriam ser priorizados pelo município. O administrador Sebastião Raposeiro Neto, não concorda com o gasto na reforma da Caravela, uma vez que uma embarcação nova sairia 30% mais barata.
A caravela foi retirada da lagoa para reforma em setembro de 2008 após afundamento devido a chuvas e teve diversos impasses neste período. A caravela da Lagoa do Taquaral é uma réplica do barco Anunciação, no qual Pedro Álvares Cabral chegou para o descobrimento em 1500 e está no Parque Portugal desde 1972.