Entrevistado: Christian Camilo – Produtor e idealizador do evento
Festival gratuito
Data: 10/08/2013
Local: Estação Cultural de Santa Barbara do Oeste.
Texto: Assessoria de Imprensa
Sta. Bárbara D´oeste realiza a primeira edição do Festival Onde Pulsa a Nova Música. Vai ser no dia 10 de agosto. o evento une shows de jovens talentos da música nacional autoral rência e bate papo sobre mídia e produção musical com produtores e jornalistas reconhecidos do mercado musical nacional. O projeto Pulsa Nova Música, em parceria com a Estação Cultural de Santa Barbara d’ Oeste.
Atrações e produtores convidados
Em sua primeira edição, o festival leva a cidade de Santa Bárbara d’ Oeste um bate papo sobre mercado e produção musical com os produtores e jornalistas Carlos Eduardo Miranda (Ídolos/Astros/SBT), Lúcio Ribeiro (Ilustrada/Folha de SP) e Pablo Miyazawa (editor chefe da Rolling Stone Brasil). O debate destinado a atrair novos jornalistas, novos músicos e produtores regionais, abre o festival às 13:00 horas.
A programação musical conta com o prestígio de novos talentos da música nacional que vem chamando a atenção da mídia musical especializada já há algum tempo. Entre as seis apresentações confirmadas, o festival contará com o show do talentoso compositor Nevilton (Umuarama- PR), que com sua banda conquistou recentemente uma indicação ao Grammy Latino e também a apresentação da banda Soulstripper, power trio que surgiu em Piracicaba e que lançou um dos videoclipes nacionais mais visualizados do youtube nos últimos 2 anos, atingindo mais de 3 milhões de visualizações e uma leva de jovens fãs em diversas partes do país.
Programação:
13:00 – Bate papo e conferência sobre produção e mercado musical com Carlos Eduardo Miranda + Lúcio Ribeiro + Pablo Miyazawa
15:00 – Quinta que vem – https://soundcloud.com/quintaquevem/pode-ficar
16:00 – About a Soul – http://migre.me/fkxkK
17:00 – Phill Veras – http://www.youtube.com/watch?v=09_pmLFcgIk
18:00 – Oito Mãos – http://www.youtube.com/watch?v=gf3PTA3nvRs
19:00 – Soulstripper – http://www.youtube.com/watch?v=kP4QHmrBWwE
20:00 – Nevilton – http://www.youtube.com/watch?v=uKYt1xSsPQc
Sobre os convidados do bate-papo de produção e mercado musical:
Carlos Eduardo Miranda:
Na década de 1990, com os selos Banguela Records e Excelente, lançou nomes como Raimundos. Como produtor musical lançou, entre outros grupos, Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de ser sexy, Móveis Coloniais de Acaju, MQN, Mundo Livre SA e o primeiro disco da Graforréia Xilarmônica, Coisa de Louco II e também criou e dirigiu o site Trama Virtual, que é um projeto de distribuição online de artistas independentes por MP3. Antes disso, como jornalista da área de música, Miranda trabalhou para a revista Bizz. Ainda em Porto Alegre, Miranda teve forte atuação no cenário musical da capital gaúcha.
Tecladista e compositor, fez parte de ao menos dois grupos locais que alcançaram expressão nos anos 1980, como Taranatiriça e Urubu Rei. Neste época já mostrava talento para a produção, sendo uma espécie de padrinho de bandas como Defalla, Os Replicantes e muitas outras. Ele também fez uma edição especial da revista Ação Games, foi um dos jurados da primeira e segunda temporada de Ídolos, em 2008 trabalhou como jurado no programa Astros, de 2009 a 2012 foi jurado do programa Qual É o Seu Talento?, atualmente voltou a ser jurado no programa Astros.
Lúcio Ribeiro:
LÚCIO RIBEIRO é jornalista de cultura pop. Edita o Popload, no UOL, e escreve para o caderno “Ilustrada”, da “Folha de S.Paulo”, além de ser colunista de Esporte da Folha. É curador do festival Popload Gig, que já teve 14 edições, e DJ residente do Bar Secreto em SP. Viaja bastante pelo Brasil tocando em festas de rock.
Pablo Miyazawa
Pablo Miyazawa é o editor-chefe da edição brasileira da revista Rolling Stone e um dos jornalistas mais respeitados em sua área. Já escreveu para publicações como a Folha de S.Paulo, EGM Brasil, Nintendo World, Herói, Clube, além de vários sites.
Bandas:
Nevilton (Umuarama – PR):
“Ele só queria ver o sol
Mas nunca saía do seu quarto
Culpava a incerteza e a distância
Só se for fácil e garantido, aí eu faço
Nunca joga nada e quer massagem (só massagem)
Não quer nem ver o jogo e só quer gol (só quer gol)
Não lê o livro, só quer a mensagem (nunca lê)
E só chupa a laranja que um outro descascou”
Um dos indicados aos XIII Grammy Latino, na categoria Melhor Video Musical – Versão Curta; e vencedores do Prêmio Multishow 2011, na categoria Experimente, Nevilton está na estrada desde 2007, divulgando suas canções no formato power trio e, desde então, tem sido citado entre as melhores bandas da cena independente brasileira. Com um som rico, cheio de influências de diversos estilos musicais, faz uma síntese muito original da Música Brasileira com o Rock.
Já se apresentaram por todas as regiões do Brasil. Foram a banda de abertura para os norte-americanos do Green Day, na Arena Anhembi, em São Paulo, para quase 30 mil pessoas em 2010. Além de terem tocado em vários eventos e importantes festivais com outros grandes nomes da música brasileira.
O EP ‘Pressuposto’, lançado em Fevereiro de 2010, teve milhares de downloads e cópias físicas vendidas e distribuídas pelo País. Com este EP, Nevilton atingiu pela primeira vez a grande mídia brasileira e foi eleito o 4º Melhor Álbum Nacional, e a música “O Morno” foi eleita a 2ª Melhor Música Nacional de 2010 para a Revista Rolling Stone Brasil.
Com o lançamento do ‘De Verdade’ – o primeiro álbum, em Outubro de 2011, o trabalho do Nevilton continou sendo elogiado e reconhecido. Os shows constam em muitas listas de ‘melhores do ano’ de casas de shows, blogs e revistas. Este álbum também foi eleito, novamente pela revista Rolling Stone Brasil, como um dos melhores de 2011: ficou com a 12ª colocação entre os Melhores Discos; e a música ‘Delicadeza’ com a 11ª colocação entre as melhores músicas. Além disso, o videoclipe de ‘Tempos de Maracujá’ foi indicado entre os finalistas do XIII Grammy Latino.
Em 2013 a Nevilton e sua banda lançaram o seu segundo álbum de estúdio : “Sacode!”, produzido por Carlos Eduardo Miranda e Tomás Magno. O disco foi gravado na lendária Toca do Bandido, no Rio de Janeiro e lançado pelo selo “Oi Música”. Em poucos dias na pista, “Sacode” recebeu belos elogios da crítica especializada e a pontuação máxima na resenha da revista Rolling Stone Brasil, sendo considerado um dos melhores discos de rock do ano. Agora Nevilton também está lançando o primeiro videoclipe deste novo trabalho, para a música “Crônica”, a faixa de abertura do álbum.
Soulstripper (Piracicaba – SP)
Sim, uma banda de rock, mas também um jeito de conseguir garotas…por que não?
O Soulstripper foi formado em 2005, em Piracicaba. Apesar das idas e vindas, mantêm a sua formação original, com os mesmos três garotos
complicados de sempre: Bruno, Luka e Chico. A banda toca um rock & roll despretensioso e muito divertido. Com duas guitarras e uma bateria, o som remete a vários estilos de rock de ontem e hoje, sempre com um pezinho no rock clássico. Dá pra perceber claras influências de blues e Jovem Guarda em suas canções. Mas foi de uma música do australiano AC/DC, do lendário guitarrista Angus Young, que foi tirada o nome da banda.
Além das músicas animadas e dos solinhos e riffs deliciosos, o mais legal na Soulstripper, são as letras das “músicas de amor”. Descaradas, fofas, divertidas, atrevidas e muito caras de pau. E por isso que é bacana. O que dizer de versos do tipo “não te traí tanto assim, é exagero terminar” e de nomes de músicas como “Eu não trocaria um sorvete de flocos por você”? A matéria-prima das letras são as garotas e todos os problemas que vêm com elas, que dá nome ao primeiro CD do grupo. Mesmo com todas as dificuldades que uma banda interiorana tem para se projetar, o Soulstripper vem sendo umas das revelações da música independente. A banda já gravou um CD e dois EPs, participou de programas de TV e rádio, foi entrevistada por mídias como Record e Globo, além de ter concorrido ao VMB 2012 (premiação da MTV Brasil) como aposta MTV.
Usando as redes sociais como aliada, eles disponibilizam todas as suas músicas de
graça na internet, e também os seus famosos videoclipes, que contabilizam mais de
três milhões de visualizações no YouTube. Chamada pelos fãs de “a banda do coração partido”, devido ao tema das suas letras e histórico dos seus integrantes, os três vem conquistando o seu espaço, com a calma que a cidade pequena os ensinou a ter, fazendo rock do jeito deles, para o jeito delas.
Phill Veras ( São Luís – Maranhão )
“Na pele em toque o arrepio de corpo em brasa,
Por trás dos sonhos um barulhinho de prazer,
tira o som dessa tv
Depois seus olhos negros lindos inquietos,
deixa o seu rosto assim para que eu possa ver
Boca fraca me morder”
Do nordeste do país vem a jovem voz, atração do próximo show produzido pelo Pulsa Nova Música. Seu nome é Phill Veras, compositor autodidata, que compôs sua primeira música aos 14 anos e que hoje é um expoente dos jovens compositores que representam a nova música nacional.
Desde o lançamento do EP Valsa e Vapor, recentemente, o cantor passou a ser convidado a realizar participações especiais em espetáculos no Maranhão – onde também abriu o show do Mombojó; tocou no Rio de Janeiro, ao lado de Bruno Consentino e Cesar Lacerda; e foi o primeiro convidado do Musicoteca Apresenta, realizado mensalmente no Studio SP. Após uma passagem importante por Curitiba, conheceu e teve o prazer de participar de saraus ao lado de Léo Fressato, Estrela Leminski e outros grandes nomes da cidade.
O repertório de Phill Veras é totalmente autoral, com influências que vão de Silva a Chico Buarque. Além das faixas que fazem parte do EP, lançado no começo do ano pelo site Musicoteca para download e também em formato físico, Philltraz canções inéditas que devem estar em seu primeiro disco, a ser gravado ainda este ano.
Oito Mãos ( Campinas – SP )
“Porque eu não duvido nada de algo espetacular
Porque eu não preciso nada de algo espetacular.”
Os versos apontam para o que os compositores Felipe Bier, André Leonardo, Felippe Pompeo e Leandro Publio perceberam juntos. “Aliás”, a conjunção que dá nome ao disco, é provavelmente a mais simpática das conjunções. Ela carrega mistério, amizade, empatia e muitas vezes carrega a conversa entre pessoas para uma relação de maior amizade, criatividade e intimidade.
Em carreira há 7 anos, a Oito Mãos teve o ano de 2012 marcado por shows da turnê do primeiro álbum da banda, “Vejo Cores nas Coisas” lançado em 2010. E foi justamente nos intervalos, entre as apresentações desta turnê, que o grupo encontrou tempo para a produção deste segundo trabalho. O “Aliás” nasceu em reuniões dos quatro compositores em uma chácara na cidade de Amparo-SP.
” …a cada passo dado, rolam dados, rolam dados. Aliás…”
Estes foram os primeiros versos do álbum “Aliás” que foram divulgados oficialmente a publico ao final de 2012 com o lançamento do primeiro videoclipe/single chamado “Passo a Passo”. A banda ainda foi a personagem central de um filme batizado de “Algo Espetacular”, produzido pelo Pulsa Nova Música, e que destaca a historia dos relacionamentos de amizade entre os músicos que resultou no nascimento da Oito Mãos.
About a Soul ( Santa Barbara do Oeste/ Americana – SP)
O grupo é formado pelos músicos Lucas (voz e violão), Renan (Bateria), Thierri (voz e baixo), Diego (teclado) e Tato (guitarra). A banda surgiu em 2012 quando Renan e Lucas passaram a compor juntos. O estilo folk-rock surgiu naturalmente, pois as músicas compostas pelos integrantes, mesmo antes da formação da banda já tendiam para esse lado musical. Temas em cima da alma humana, da vida, do cotidiano, juntamente com melodias bem características de bandas como City and Colour, Noah Gundersen, Johnny Cash, Neil Young entre tantos outros, formam o que é a About a Soul hoje.
A banda que acaba de lançar o seu primeiro CD The Legend Of The Seas, conta com a participação de dois instrumentistas no violino e no violoncelo e também com o canadense Darren Eedens no banjo em uma das faixas.
Quinta que vem ( São Paulo – SP)
“vai dizer que não ligou, vai fingir que não era amor
se outro alguém vai te amar como eu amei
vem despedaçar, mas vem sem perdoar
meu coração sempre foi teu, pode ficar.”
Quinta Que Vem é uma das bandas que trazem mais qualidade para o cenário da música nacional brasileira. Dentre as novas composições que surgem a cada dia, André e Guilherme conseguiram criar um estilo próprio de composição e produção, chamando a atenção de muita gente.
Após criarem trilha sonora para um curta-metragem da irmã de uma amiga de André – foram criadas duas músicas em cerca de quatro horas -, os meninos decidiram continuar com a produção, tendo em vista os elogios recebidos por muitas pessoas, e gerar o primeiro EP.
Intitulado “Prato Fundo”, o EP conta com 6 faixas produzidas integralmente em casa, utilizando-se de elementos alternativos como potes de linhaça para percussão, isolamento acústico de partes do guarda-roupa com cobertores para as gravações e improvisação de pedestais com canos presos por esparadrapos.
Atualmente a banda possui três integrantes fixos: André (vocal e guitarras), Guilherme (bateria) e Renato (guitarra), que passou a fazer parte do projeto em Março deste ano. Além de Wallace e Vitor, baixista e tecladista, respectivamente, que fazem parte dos integrantes nas apresentações ao vivo.
Sobre o Pulsa Nova Música
O Pulsa Nova Música é um projeto dedicado a fomentar e incentivar novas bandas e novos compositores nacionais. Formada por uma rede de amantes e apoiadores da nova música nacional, fotógrafos, jornalistas e público que amam a coragem do compositor brasileiro. Agregando colaborações produzindo parcerias e shows, o Pulsa Nova Música tem como objetivo valorizar a criatividade de quem produz música e qualquer outro conteúdo relacionado à música nacional.
O projeto nasceu ainda em 2010 com uma série de videos gravados com bandas e compositores da cidade de Campinas-SP. A idéia de apoiar o melhor conteúdo da música nacional surgiu ainda em 2009 quando os jornalistas Junior Passini, Leandro Filippi e o produtor e fotógrafo Christian Camilo criaram o Rock ‘n’ Beats – hoje um site de notícias dedicado não só a música nacional como estrangeira.
Em 2013 o Pulsa Nova Música produziu em Campinas os shows de Soulstripper, Pélico, O Terno, Garotas Suecas Phillip Long, Phill Veras e Francisco El Hombre.