CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pedreira conta com serviços de médicos cubanos desde 1996

A cidade de Pedreira, na Região Metropolitana de Campinas, poderá receber três médicos vindos de Cuba, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O que pouca gente sabe é

A cidade de Pedreira, na Região Metropolitana de Campinas, poderá receber três médicos vindos de Cuba, através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O que pouca gente sabe é que alguns profissionais da América Central já atuam no município há 18 anos. Pedreira tem uma população de pouco mais de 40 mil habitantes. Em 1996, o projeto Médico da Família trouxe para o município cinco médicos cubanos. Eles cumpriram o contrato e depois quatro deles voltaram para Cuba e o outro resolveu ficar em Pedreira, onde reside e trabalha até hoje. De acordo com o secretário de Saúde de Pedreira, Adriano Peres Lora, a participação dos médicos cubanos foi importante para a reestruturação do programa de saúde da família. Segundo ele, a administração aguarda a oficialização da chegada dos novos médicos estrangeiros, que viriam para auxiliar no atendimento à população.

Na época da adoção do sistema que trouxe os médicos cubanos na década de 90, o índice de internações caiu 30% no hospital de Pedreira e o índice de mortalidade infantil também foi reduzido. O município tem 60 médicos no serviço público, com salários em torno de R$ 10 mil, equivalente ao que o governo federal vai pagar aos estrangeiros. A prefeitura bancará moradia e alimentação.

 

Compartilhe

Conteúdos