O aeroporto de Viracopos pode começar a ter voos para Miami, Nova Iorque e Buenos Aires, no ano que vem. A previsão é do Consórcio Aeroportos Brasil que administra o terminal. As rotas são incentivadas pela demanda na região e também serão estimuladas pela própria concessionária, que prevê isenções e redução de tarifas para que as companhias operem novos voos partindo de Campinas.
O Diretor Comercial de Viracopos, Aluizio Margarido, comenta a procura e afirma que já neste ano, algumas negociações devem acontecer com companhias internacionais, com expectativa de voos fora do país já em maio, quando o novo terminal deve estar pronto.
Após as negociações com as companhias, a consórcio ainda reforça que a necessidade das empresas passarem por avaliação da ANAC, espaço áereo internacional e outras burocracias do setor aeronáutico. Todo processo demora entre seis meses a um ano.
Além dos voos internacionais, Margarido reforça que os incentivos também serão dados a companhias com voos nacionais, que já atuam em Viracopos, como a Gol, TAM e a própria Azul. Tais benefícios seguem a lei da isonomia.
Os incentivos são principalmente em cima de tarifas para as operações. No primeiro ano de cada nova rota, o período é experimental e o consórcio já prevê incentivar com a isenção da tarifa de pouso.
Atualmente, Viracopos opera voos de passageiros para 71 destinos, sendo apenas um internacional, para Portugal. O fluxo diário de voos é em média de 400, tanto de passageiros como de carga.