Está na pauta da corte do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o julgamento do pedido de um plebiscito em Campinas. Em votação nesta terça-feira, 17 de setembro, está a criação de dois novos distritos, nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde, onde moram mais de 400 mil pessoas. O pedido tramita no TRE desde maio de 2012 e voltou a agenda no final do ano. Caso aprovado, o plebiscito será feito no ano que vem junto com as eleições regulares. O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti, aprova a ideia, mas comenta que se a cidade ganhar dois novos distritos será preciso mais que uma reformulação para criar subprefeituras.
Para a Associação dos Geógrafos de Campinas formalizar distritos não significa melhorar infraestrutura e serviços, como explicar o geografo André Pasti. O prefeito lista os serviços já descentralizados para as duas regiões. Para o geógrafo tipos de serviços que não contemplam as necessidades. Em janeiro, ao assumir a prefeitura Jonas lançou um programa de saneamento para o Campo Grande e Ouro Verde. A região não tem 100% do tratamento de esgoto por falta de uma usina de tração que estaria entre as obras previstas para os próximos anos.
O pedido de plebiscito para criar novos distritos foi feito pelo vereador Rafa Zimbaldi (PP). O custo do processo se liberado será financiado pela Câmara de Vereadores. Campinas já tem quatro distritos: Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Sousas e Nova Aparecida.