A Prefeitura de Campinas vai buscar recursos devidos pelo Governo do Estado de São Paulo para investimentos no setor de meio ambiente. O recurso refere-se a Taxa de Fiscalização e Controle Ambiental , a TCFA, que existe desde 1981.
A taxa é cobrada das indústrias e empresas que poluem o meio ambiente. Pelo levantamento da Secretaria Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável, cerca de 6.500 empresas pagam o imposto que gira em torno de R$50 à R$ 2.250 por trimestre. Os valores são destinados ao Ibama que repassa para o Governo do Estado 60% do que é recebido. Em 2011 o governo estadual regulamentou o repasse 40% do montante para os municípios que tenham departamentos de fiscalização ambiental. O repasse não vinha sendo feito, pois , para receber a verba a prefeitura tinha que ter uma lei especifica. Para garantir o repasse o Prefeito, Jonas Donizette, assinou o projeto de lei criando a Taxa de Fiscalização Ambiental Municipal que já foi encaminhado ao legislativo.
A verba que o município deverá receber já tem destino certo. Ela será empregada no financiamento de equipamentos, implantação e ampliação do sistema digital de monitoramento e em uma série de outros projetos.