Mesmo com a chuva que chegou na região de Campinas, os focos de incêndios não cessaram. Nesta terça-feira foi a vez de uma área em Jaguariúna. As labaredas podiam ser vistas da Rodovia Campinas Mogi Mirim. No último fim de semana mais de 100 mil metros quadrados de vegetação foram destruídos após um incêndio no entorno da Mata de Santa Genebra. O Corpo de Bombeiros contabilizou média de sete casos por dia no mês de agosto. E setembro deve superar o número de 230 ocorrências.
O Capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre Doll, aponta como principal causa os próprios moradores das cidades. E faz questão de reforçar o potencial que uma bituca de cigarro pode ter ao ser atirada em um terreno com mato seco ainda com o tempo registrando chuvas esparsas.
A região de Campinas completou 49 dias de estiagem com umidade relativa do ar descendo para até 17% em alguns municípios. Campinas chegou a 19%. No caso do incêndio que atingiu o entorno da Mata de Santa Genebra, os bombeiros não conseguiram identificar o que começou com as chamas que renderam cerca de 3 horas de trabalho dos profissionais. O fogo destruiu áreas de reflorestamento e pastagem.