A Associação Comercial e Industrial de Campinas, Acic, estima que pelo menos três milhões de reais já deixaram de ser contabilizados aos ganhos dos comerciantes neste período de pagamento por causa da greve dos bancos. O economista Laerte Martins garante que a redução foi provocada pelos últimos 20 dias em que o sistema bancário funcionou parcialmente. O prejuízo aos comerciantes é da ordem de 10% do total de vendas. Por dia o comércio em Campinas fatura cerca de 300 milhões de reais.
O movimento grevista atingiu 11.400 agências em todo País e 309 bancos na região de Campinas. Os comerciantes temem que a greve se estenda par ao restante do mês e tenha impacto não somente nas vendas, mas na vida financeira dos empresários.
A Diretora do Procon Campinas, Lucia Helena Magalhães, reforça ao consumidor que a greve não anula a obrigação do pagamento das faturas e contas. Caso as formas alternativas não derem certo o consumidor deve documentar as tentativas. O consumidor pode registrar a reclamação através do site do Procon em Campinas www.procon.campinas.sp.gov.br/.