CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Especial voluntariado: gincana beneficia creche da Vila Padre Anchieta

Uma entidade assistencial de Campinas, que ajuda 48 crianças carentes teve um ano diferente, graças a ajuda de uma das maiores empresas instaladas na cidade. O Instituto Robert Bosch há

Especial voluntariado: gincana beneficia creche da Vila Padre Anchieta
Uma entidade assistencial de Campinas, que ajuda 48 crianças carentes teve um ano diferente, graças a ajuda de uma das maiores empresas instaladas na cidade. O Instituto Robert Bosch há 12 anos desenvolve uma gincana, onde os funcionários da empresa são divididos em equipes e durante um ano desenvolvem atividades para apoiar grupos que ajudam […]

Uma entidade assistencial de Campinas, que ajuda 48 crianças carentes teve um ano diferente, graças a ajuda de uma das maiores empresas instaladas na cidade. O Instituto Robert Bosch há 12 anos desenvolve uma gincana, onde os funcionários da empresa são divididos em equipes e durante um ano desenvolvem atividades para apoiar grupos que ajudam a população. Neste ano, foram formadas seis equipes que ganham pontos a cada atividade desenvolvida junto às instituições selecionadas, e no final do ano, o grupo vencedor reverte uma quantia em dinheiro para a entidade envolvida.

Um desses grupos é a Liga do Bem, composto por voluntários que buscam melhorar as condições da entidade conhecida como ARCA, Amor e Respeito a Criança e ao Adolescente, que atende a crianças carentes do bairro Vila Padre Anchieta. No dia 28 de setembro, os voluntários foram até a sede da instituição e realizaram uma grande reforma. As paredes foram pintadas, os banheiros recuperados, as salas dos alunos equipadas e a área externa também recebeu um cuidado especial. Os nove funcionários que trabalham no local afirmaram que melhor do que a reforma proporcionada pela Liga do Bem, foi poder ver a reação das crianças diante da novidade. A monitora Joana Darc Barreto de Souza disse que os alunos mais jovens ficaram maravilhados diante da novidade.

Mesmo tímidas, as crianças não deixaram expressar a alegria pela reforma das dependências da ARCA. Beatriz dos Santos, de oito anos, afirmou que apesar de ter gostado do jardim, foi a nova sala de estudos que chamou mais atenção, porque está repleta de brinquedos. Com 14 anos, Eri Johnson Daniel de Souza, também gostou da reforma, mas acredita que o principal é que a ARCA tem ajudado muitos jovens a ficarem longe das ruas. O envolvimento de voluntários que trabalharam para melhorar o espaço físico pode trazer benefícios para o desenvolvimento dessas crianças. De acordo com a assistente social da ARCA, Isabel Candelo, as ações são importantes para o crescimento e a formação dos jovens.

A ARCA fica em um terreno de 10 mil metros quadrados, cedido pela prefeitura de Campinas para abrigar a entidade. As crianças contam com um campo de futebol, playground, salas de aulas, brinquedoteca, refeitório e se prepara para receber uma nova sala de informática, que terá equipamentos cedidos pelo Instituto Robert Bosch. Apesar da boa estrutura, existe uma dificuldade grande em manter a instituição em atividade. Segundo o presidente da ARCA, Mauro Luis Delamano, o município repassa uma verba que cobre apenas 1/3 da despesa mensal. Para completar a renda, a entidade realiza diversas atividades, que vão desde bazares a jantares. Mauro Luis Delamano afirma que a ação voluntária é extremamente importante para a manutenção do serviço.

O coordenador administrativo do Instituto Robert Bosch no Brasil, Otávio Antoniacci Júnior, afirma que a gincana é uma maneira saudável de incentivar os trabalhadores. Ele afirma que desde o início da atividade, a produtividade dos voluntários cresceu consideravelmente. As ações voluntárias desenvolvidas ao longo do ano vão deixar marcas em quem continua trabalhando na ARCA. A cozinheira Maria Cândida Canilis, afirma que jamais vai esquecer a reação das crianças com as melhorias na sede da instituição. Para o presidente da ARCA, Mauro Luis Delamano, mais importante do que a reforma do banheiro ou da pintura das paredes, foi o fato das crianças perceberem que no mundo existem pessoas que se preocupam com elas.

 

Compartilhe

Conteúdos