CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Espetáculo infantil presta homenagem a Cândido Portinari

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo “Portinari Pé de Mulato” é a atração deste final de semana no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas. Durante o espetáculo

Espetáculo infantil presta homenagem a Cândido Portinari
Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo “Portinari Pé de Mulato” é a atração deste final de semana no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas. Durante o espetáculo o público será conduzido pela boneca Denise e seu carneirinho a uma história poética, cheia de aventuras e peripécias. Serão apenas duas apresentações: a primeira […]

Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo “Portinari Pé de Mulato” é a atração deste final de semana no Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas. Durante o espetáculo o público será conduzido pela boneca Denise e seu carneirinho a uma história poética, cheia de aventuras e peripécias. Serão apenas duas apresentações: a primeira no dia das crianças, no dia 12 de outubro e a segunda, no dia 13, ambas às 16h.
A montagem faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre Portinari. Dario Uzam assina a autoria e direção da peça e Surley Valério é responsável pela elaboração dos 26 bonecos que fazem parte do espetáculo, confeccionados com aspectos próximos às pinturas e obras de Portinari. O espetáculo é uma homenagem aos 50 anos de morte do genial pintor Cândido Portinari (2012).Na história, por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo seu avô Portinari. O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres chorinhos. O Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público, ajuda Denise em sua busca.
Além da atuação direta dos atores, o grupo lança mão de várias técnicas de manipulação de bonecos, a partir da adaptação da arte japonesa milenar conhecida por “bunraku” são utilizadas técnicas de varas e fantoches de luvas para dar vida a personagens da obra de Portinari. O espetáculo é todo animado por uma seleção de chorinhos brasileiros, com músicas ao vivo cantadas por quatro atores animadores.

Compartilhe

Conteúdos