O organismo de telecomunicações da ONU apontou que o custo médio de ligação de telefonia móvel por minuto no Brasil está entre 71 e 74 centavos de dólar. Com isso, o brasileiro paga a tarifa mais cara do mundo em ligações entre operadoras diferentes. Na comparação com outros países, o preço chega a ser cinco vezes maior que na Espanha e três vezes mais caro do que nos Estados Unidos e em Portugal. De acordo com o economista Fabiano Bellati, a telefonia móvel no Brasil está concentrada em um número pequeno de empresas. Segundo ele, isso dificulta a livre concorrência e o preço do serviço oferecido fica mais alto.
Entre os usuários de telefonia móvel em Campinas, existe o reconhecimento do alto valor da tarifa. O consultor de RH, Carlos Henrique Ribeiro, acredita que o preço no Brasil é mais caro devido a falta de estrutura do setor. O almoxarife Jair Benedito Lopes, afirma que as operadoras poderiam oferecer planos mais baratos para os usuários. Mesmo com o preço alto, existem pessoas que aprovam os planos oferecidos pelas operadoras. O vendedor de bilhetes Gilmar Santana afirma que hoje a situação em relação ao valor da tarifa está melhor.
O ranking do Brasil na soma da telefonia fixa e internet também é insatisfatório, já que ocupa a posição de número 93 em uma lista que conta com 161 países.