Com 73.818 inscrições, o vestibular da Unicamp registrou um crescimento de 9,5% em relação ao ano passado e bateu o recorde do processo seletivo da universidade. Os candidatos disputarão 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e outros dois da Famerp, em São José do Rio Preto. Com um aumento no número de inscritos, a relação candidato por vagas também cresceu, passando de 19,6 no vestibular 2013 para 21,3 na edição 2014. O curso de medicina continua sendo o mais procurado pelos estudantes, com quase 16 mil inscritos, o que corresponde a pouco mais de 145 candidatos por vaga. Em seguida, aparece arquitetura e urbanismo, com 104 candidatos por vaga e medicina na Famerp, com 74 candidatos por vaga. Segundo o professor e coordenador executivo dos vestibulares da Unicamp, Edmundo Capelas de Oliveira, o número de inscrições no vestibular 2014 surpreendeu.
Recentemente, a Unicamp foi rebaixada no ranking internacional das universidades, divulgado por um instituto inglês. A universidade de Campinas figurava entre as 300 melhores instituições de ensino do mundo e neste ano perdeu cerca de 50 posições. Outro fato negativo registrado em 2013, foi o assassinato do estudante Denis Casagrande em uma festa que aconteceu dentro do campus da universidade, no mês passado. Apesar das duas ocorrências terem acontecido após o fim do prazo de inscrição para o vestibular 2014, o professor Edmundo Capelas de Oliveira acredita que isso não traria impacto significativo no processo seletivo da universidade.
A primeira fase do vestibular da Unicamp acontece no dia 10 de novembro e a segunda fase a partir de 12 de janeiro do ano que vem. O interessado em outras informações sobre o processo seletivo da universidade deve acessar a página www.comvest.unicamp.br.