A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, nesta sexta-feira e no domingo, 6 e 8 de dezembro, o tradicional concerto em comemoração ao dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Na sexta-feira, às 20h, o concerto será na Igreja de Santo Antônio e no domingo, às 20h30, na Catedral Metropolitana de Campinas.
O programa, com regência do maestro Victor Hugo Toro, traz uma das mais belas obras do cristianismo, o Magnificat. O texto é bíblico e utilizado por vários compositores da história da música ocidental. O compositor escolhido para a ocasião é o britânico John Rutter, atualmente um dos principais nomes da música coral, que introduz elementos estilísticos do século XX a esse grande clássico.
“Magnificat anima mea Dominum” (Minha alma glorifica o Senhor) é o cântico entoado nas “Vésperas” (parte do Ofício Divino, também chamado Liturgia das Horas). O texto vem do Evangelho segundo Lucas, no qual é recitado pela Virgem Maria na ocasião da visita da prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta, com toda humildade, alegria, amor e graças.