A partir desta segunda-feira (12/01) as entregas dos Correios voltam ser suspensas nas áreas consideradas de risco em Campinas, Jundiaí e Sumaré. A determinação é da Justiça do Trabalho e deve permanecer até o dia 20 de janeiro, que é quando uma escolta particular contratada pelos Correios deve fazer a segurança dos funcionários.
No final do ano passado, um acordo com a prefeitura de Campinas garantia as entregas com reforço da segurança através de efetivo da Guarda Municipal nas áreas mais críticas, até que a empresa prestadora de serviço fizesse a escolta.
No entanto, no final da semana passada, diretor do sindicato dos Correios de Campinas e Região, Fábio Xavier, já afirmasse que a Guarda Municipal não estava cumprindo o combinado. A GM, por sua vez, través do secretário de segurança de Campinas, Luis Augusto Baggio, afirmou que intensificou as rondas. nos bairros identificados como área de risco.
No dia 19 de dezembro, uma liminar da Justiça já havia proibido o serviço em 73 áreas da região, após um pedido do Ministério Público do Trabalho. Em 2013 foram registrados 190 assaltos contra profissionais da empresa.