O racionamento de água tem sido a solução de vários municípios da região administrativa de Campinas para enfrentar a baixa vazão dos mananciais e o forte calor registrado neste início de ano. Em Saltinho, por exemplo, a medida começa a ser aplicada já na próxima segunda-feira, dia 10 de fevereiro. Segundo o Diretor do Departamento de Saneamento Básico da cidade, Valdemir Spada, para não prejudicar tanto os moradores o racionamento será aplicado no período noturno a partir das nove das 21h. às 6h. A medida está sendo adotada para garantir os níveis do reservatório que abastece a cidade. Mesmo com a estiagem prolongada, o reservatório municipal Luiz Delfino, ainda mantém um boa reserva.
Em São Pedro o racionamento já vem sendo adotado desde o início da segunda quinzena de janeiro. De acordo com o Diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Sérgio Patrício, o consumo na cidade aumentou em 10% , no entanto a demanda é muito maior. Para atender essa demanda a solução encontrada solução encontrado o foi racionamento. Ele explica que para os moradores de alguns bairros da estância turística, os poços artesianos tem sido a salvação.
Em Valinhos, o racionamento de água entrou em vigor no último dia três. De acordo com o Presidente do Departamento de Água e Esgoto do município, Luiz Mayr Netto, em um dos mananciais onde eram retirados 50 litros de água por segundo a média caiu para 10 litros. Para não deixar a população sem abastecimento o racionamento foi a solução encontrada. A medida segundo ele está sendo controlada através de um sistema computadorizado.