CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

MPF fecha nove rádios irregulares na região de Campinas

O fechamento de nove rádios que operavam irregularmente na região de Campinas pelo Ministério Público Federal neste domingo, provocou a reação de alunos da Unicamp. Isso porque a universidade abrigava

O fechamento de nove rádios que operavam irregularmente na região de Campinas pelo Ministério Público Federal neste domingo, provocou a reação de alunos da Unicamp. Isso porque a universidade abrigava a Rádio Muda, que funcionava sem autorização da Anatel. Durante toda esta segunda-feira, os alunos da universidade protestaram contra o fechamento da estação, mas ninguém quis se pronunciar.

O Ministério Público Federal informou que a decisão pela interrupção das atividades de rádios clandestinas não tem nenhuma relação com o conteúdo da programação. Desde o ano passado, o órgão conduz o inquérito civil público sobre as atividades ilegais da Rádio Muda, que já foi alvo de diversas fiscalizações. De acordo com o procurador da República, Edílson Vitorelli, a ação movida pela Anatel não tem nenhum caráter de censura, já que as pessoas envolvidas nas transmissões clandestinas podem se manifestar através de outras mídias. Ele ainda ressalta que os envolvidos não têm interesse em regularizar a situação junto ao ministério das comunicações.

O procurador da República, Edílson Vitorelli, informou ainda que o aeroporto de Viracopos reportou 23 relatórios de perigo feito por pilotos sobre a interferência de sinais de rádios clandestinas durante a comunicação com a torre de controle do terminal. Ele defende o trabalho do Ministério Público Federal, já que a ampliação do aeroporto de Campinas será responsável pelo aumento de voos nos próximos meses. Além do fechamento das rádios clandestinas, os equipamentos de transmissão foram apreendidos pela Anatel, já que eles são apontados como provas do crime de transmissão ilegal. A Unicamp informou através de nota que a ação do Ministério Público Federal dentro do campus da universidade atendeu a uma solicitação da Anatel.

 

Compartilhe

Conteúdos