CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Tempo seco faz pedras e areia ficarem visíveis no Rio Jaguari

Assim como outros rios da região de Campinas, o Rio Jaguari, que passa por Amparo, Pedreira e Jaguariúna, também sofre com a falta de chuva e o nível baixo da

Tempo seco faz pedras e areia ficarem visíveis no Rio Jaguari
Assim como outros rios da região de Campinas, o Rio Jaguari, que passa por Amparo, Pedreira e Jaguariúna, também sofre com a falta de chuva e o nível baixo da água. A situação preocupa os municípios, já que o Sistema Cantareira, regulador da vazão de rios da região, está operando com apenas 22% da capacidade […]

Assim como outros rios da região de Campinas, o Rio Jaguari, que passa por Amparo, Pedreira e Jaguariúna, também sofre com a falta de chuva e o nível baixo da água. A situação preocupa os municípios, já que o Sistema Cantareira, regulador da vazão de rios da região, está operando com apenas 22% da capacidade total. O índice é o mais crítico dos últimos 39 anos e já fez com que algumas cidades, como Valinhos, Cosmópolis e Campinas, adotassem medidas de racionamento e controle do desperdício.

Em Pedreira, na altura do Jardim Santa Clara, muitas pedras são vistas do alto, assim como galhos e o fundo do rio. Em outro ponto, um banco de areia se formou, ocupando espaço até o meio do curso da água. Os moradores do bairro se mostraram surpresos com a situação. O aposentado João Maurício Avelar, por exemplo, relata que nunca viu o Jaguari com níveis tão baixos. Rafael Azevedo, dono de uma barbearia próxima ao rio, compara o momento atual com o mesmo período do ano passado, quando o volume de chuva foi intenso. Segundo ele, a parte mais alta do bairro tem registrado falta de água.

O departamento de água e esgoto de Pedreira foi procurado para se posicionar sobre o relato, mas não respondeu a solicitação até o fechamento desta reportagem. Já a Ambev, indústria de bebidas localizada em Jaguariúna e que usa a água do Rio Jaguari, respondeu através de assessoria de imprensa que “apesar da seca, os reflexos ainda não foram sentidos e por isso nenhuma medida foi tomada”. O Rio Jaguari é uma sub-bacia do Rio Piracicaba e se junta ao Rio Atibaia em Americana.

Compartilhe

Conteúdos