A procura pelo vinho produzido em Vinhedo tem aumentado cerca 30% a cada ano. Os vinhos artesanais que são produzidos por doze famílias tem tradição de ser a bebida de mesa, como vinho tinto. Porém, esta bebida já está dividindo o lugar com os vinhos finos. A produção é em pequena escala e de acordo com o presidente da AVIVI que é a associação dos produtores de vinhos de Vinhedo, Célio Capovila, é esta característica que traz o diferencial. Ele também fala dos vinhos finos que produzidos com uvas europeias e nos últimos dez anos tem qualidade na região.
Por serem artesanais, os vinhos só são comercializados pelas famílias ou durante as festas que acontecem na cidade. Este ano, Vinhedo tem 5° Festa do Vinho, com opções da bebida que variam de 15 à 70 reais.
Particularmente neste mês de fevereiro, os produtores de vinho da cidade estão comemorando. O motivo é o período de seca. Capovila explica que a falta chuva é algo positivo pra uva.
Adilson Amato é um dos produtores de uva de Vinhedo, ele acrescenta que está seca, inclusive, impacta na qualidade do vinho produzido. O clima se aproxima ao que os produtores encontram na Argentina, por exemplo.
O município de Vinhedo tem cerca de 630 mil pés de uva. São produzidos anualmente 75 mil litros da bebida, usando cerca de 150 mil quilos da fruta.