Apesar do governo carioca não ter gostado muito da proposta do governo paulista de ligar a bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece a população do Rio de Janeiro, ao Sistema Cantareira, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin acredita que as conversas estão bem encaminhadas. Pelas redes sociais, o governador do Rio, Sérgio Cabral chegou a mencionar que não permitiria a transferência de água. Alckmin defende a proposta e diz que ela deve ser discutida na esfera técnica. E não política.
Um encontro entre técnicos de São Paulo e do Rio de Janeiro já foi agendado. A proposta do governo de São Paulo é interligar o Cantareira com a bacia do Rio Paraíba do Sul através do rio Jaguari. A interligação das bacias, segundo o governo paulista já está prevista para 2020, nos planos de integração entre as metrópoles. A crise hídrica em São Paula fez acelerar a proposta.
O governador paulista, durante inauguração em Mogi Guaçu falou ainda do envio de mais profissionais para a 2° Seccional de Campinas.
Em visita a região, o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella, havia garantido mais 30 profissionais até o final de março. Geraldo Alckmin, no entanto, deu nova data. Final de abril. A 2°seccional de Campinas foi inaugura com 72 profissionais. Pelo projeto, são necessários 240. Até o final do ano, mais 96 policias devem compor da delegacia.