O processo de ampliação do aeroporto de Viracopos e o aumento da circulação de passageiros pelo terminal preocupa as autoridades sobre a ação criminosa de estrangeiros. O número de casos de furto e roubo, envolvendo principalmente visitantes de países como o Chile e a Argentina, apresentou um crescimento considerável, segundo a Polícia Federal. Além disso, o Brasil se tornou o destino turístico de boa parte dos sul-americanos, o que acaba elevando o número de pessoas que chegam ao país com a intenção de cometer crimes.
De acordo com o delegado da Polícia Federal em Campinas, Hermógenes de Freitas Leitão Neto, o policiamento em Viracopos será intensificado a medida em que o fluxo de passageiros for aumentando. Segundo ele, existe uma preocupação maior com os voos internacionais. O delegado Hermógenes de Freitas Leitão Neto afirma ainda que a Polícia Federal continua atuando no combate ao tráfico internacional de drogas. Segundo ele, o trabalho é contínuo, mesmo depois do fim das quadrilhas que usavam o aeroporto de Viracopos para o transporte dos produtos.
Nesta quarta-feira, dois peruanos e uma chilena foram presos suspeitos de pelo menos três furtos em Valinhos e um roubo em Vinhedo. Eles foram autuados em flagrante e encaminhados para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas.