Depois de 36 dias de estiagem, voltou a chover em Campinas entre o início e o meio da semana. Mas a tendência é que o tempo seco típico do inverno retorne nos próximos dias. O motivo para as pancadas de chuva, segundo o meteorologista Celso Oliveira, foi uma frente fria que passou pelo interior de São Paulo e trouxe nuvens carregadas para a região de Campinas.
Ainda de acordo com Celso, há mais previsões de chuvas para o final do mês, mas nada que ajude a aliviar a situação de rios e mananciais. Depois disso, o tempo seco volta a predominar na cidade até o mês de outubro, quando os registros aumentam de forma considerável.
Mas para o especialista, o volume esperado não deve superar a média histórica, o que aumenta o tempo para recuperação do Sistema Cantareira. Ele cita o exemplo do verão de 2012 e 2013, quando as chuvas em grandes quantidades só foram registradas no mês de janeiro. Na época, porém, os reservatórios não estavam tão em baixa como atualmente. Além da preocupação com o abastecimento de Campinas e Região, o tempo seco também eleva o risco de problemas respiratórios.