Após a conclusão da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde de Campinas anunciou que as doses restantes estão disponíveis para toda a população.
No primeiro momento a campanha tinha como objetivo imunizar o público-alvo prioritário, formado por gestantes, mães com recém-nascidos, crianças de seis meses a cinco anos e servidores da saúde.
A campanha desse ano não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era vacinar 80% da população do público prioritário. Em Campinas o grupo era formado por 242 mil pessoas e foram imunizados 191.939.
A Coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Alice Sato, acredita que a população está acostumada com as prorrogações da campanha e por isso acaba deixando para última hora ou se esquecendo de tomar a dose.
Cerca de 27 mil doses estão disponíveis para a população de Campinas e podem ser encontradas nas unidades de saúde do município. A reportagem da CBN constatou que em ao menos dois centros, no Boa Vista e no Taquaral, a vicina estava em falta.
Para Maria Alice, esse não é um problema grave, pois o grupo prioritário já foi vacinado. Segundo a Coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, essas unidades serão reabastecidas.
Quem tiver interesse em tomar a dose, deve procurar uma unidade básica de saúde. O alerta fica para as restrições, não podem tomar a vacina pessoas que tiveram choque anafilático em dose anterior, também se teve choque anafilático após ingestão de ovo.
A vacina também não aplicada quando o paciente apresenta quadro febril, dor local, dor de cabeça ou eventos passageiros.