A partir de agora, 1/4 do efetivo total da Polícia Federal da região de Campinas vai atuar no combate ao tráfico de drogas. O processo está sendo implantado desde o começo do ano. Antes, entre 10% e 15% dos policiais federais da região estavam envolvidos no combate ao crime. A decisão foi tomada depois que um balanço realizado nos últimos anos apontou que o tráfico de drogas é a principal atividade criminosa na região.
De acordo com o delegado da Polícia Federal em Campinas, Hermógenes de Freitas Leitão Neto, as investigações seguem contando com a parceria das polícias civil e militar. Ele afirma que o foco da Polícia Federal é desmantelar as grandes quadrilhas que atuam na região. O delegado Hermógenes de Freitas Leitão Neto, garante que a disponibilização de 25% do efetivo total para o combate ao tráfico de drogas não vai causar reflexos nas outras atividades desenvolvidas pela Polícia Federal.
Na última operação deflagrada pela Polícia Federal, no início deste ano, quatro empresários, que seriam chefes de uma organização que financiava o tráfico internacional de drogas, foram presos em Campinas e Sumaré. As investigações aconteciam desde 2012.