O preço do pão francês tem variações em Campinas de quase 140%, segundo pesquisa do Procon. O valor mais barato encontrado foi de R$ 4,99, em dois supermercados – um na região do Ouro Vende e outro no distrito de Nova Aparecida. Já o mais caro é vendido em três padarias, nos bairros Castelo, Nova Campinas e no distrito de Sousas. Nestes locais custa R$ 11,90. A conclusão é que os preços mais caros estão em bairros nobres ou na região central.
O diretor do órgão, Ricardo Chiminazzo, fala da influência da localização e estrutura fornecida pelos estabelecimentos, além do poder de barganha de alguns locais.
Pelo poder de barganha, os supermercados sairiam na frente com preço mais competitivo. Maria Aparecida Pereira Garcia prefere comprar nesses estabelecimentos e não abre mão da pesquisa de preço. Aliás, ela acha bem caro o valor do pãozinho.
As variações são tantas que no caso de Suzeli Aparecida Rodrigues compensa comprar na padaria. Ela percebe as variações do preço e reforça o quanto é caro o quilo do pãozinho.
A pesquisa do Procon de Campinas foi feita entre os dias 11 a 13 de agosto, em 38 estabelecimentos da cidade.