Valinhos foi uma das primeiras cidades do estado a adotar medidas para combater os efeitos da crise hídrica. Desde fevereiro, o município realiza o rodízio no fornecimento de água e o cidadão que for flagrado desperdiçando é multado. O resultado do trabalho foi positivo, já que um levantamento feito pelo Departamento municipal de Água e Esgoto apontou que durante o período, houve uma economia de água de 25%. As medidas adotadas pelo município foram responsáveis pela mudança de hábitos da população.
É o caso do analista de suporte César Alves, que além de controlar o tempo de banho, deixou de lavar o quintal e a calçada de sua casa. O instrutor de tênis, Hélio Dias, revela que deixou de fazer algumas coisas que gostava como lavar o carro. Ele afirma que junto de sua esposa, aprendeu a reutilizar a água da máquina de lavar roupa. O representante comercial Daniel de Miguel disse que mobilizou toda a família para adotar medidas para diminuir o consumo de água. O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos, Luiz Mayr Neto, afirmou que a situação do município seria caótica, caso a população não adotasse essas medidas de economia.
A estimativa do DAE é de que Valinhos economizou 1,1 bilhão de litros de água desde fevereiro. Com isso, o abastecimento no município fica garantido até o final do ano, quando deve começar o período de chuvas.