O Congeapa, Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental, aprovou uma resolução que suspende a aprovação de empreendimentos na APA de Campinas, que é a Área de Proteção Ambiental. Na cidade, isso corresponde a 28% do território, principalmente na região norte, abrangendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, além de outras áreas rurais. O motivo da suspensão é a falta do plano de manejo. O presidente do Conselho, Rafael Moya, fala de um atraso de quase uma década. A crise hídrica foi a gota d’água para a suspensão das aprovações. Ele fala de intransigência por parte da prefeitura.
A prefeitura de Campinas rebate e diz que processo de licitação está em andamento. A previsão é que o plano esteja pronto no ano que vem. O Secretário do Verde, Rogério Menezes, diz que isso não vai significar prejuízos já que neste momento não há solicitações de novos empreendimentos.
A previsão é que o processo de licitação para contratar a empresa que fará o plano de manejo seja concluído no primeiro trimestre de 2015.