O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, afirmaram que faltam incentivos para a criação de ações de sustentabilidade nos municípios menores. Eles participaram da Frente Nacional de Prefeitos, evento que reuniu cerca de 600 autoridades municipais em Campinas, na tarde desta segunda-feira. As propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão anunciadas em setembro de 2015 pela ONU, vão exigir participação ativa dos governos municipais. Com mais recursos, os grandes municípios já trabalham em programas que vão de encontro à legislação ambienta.
Segundo o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, bons exemplos estão surgindo nas capitais. Ele cita a criação de faixas exclusivas para ônibus em São Paulo, que além de melhorar o transporte coletivo, diminuiu consideravelmente a emissão de monóxido de carbono na atmosfera. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, afirma que é necessário que os municípios estabeleçam um planejamento para que as ações sustentáveis possam de fato virar realidade.
Na reunião da Frente Nacional de Prefeitos, também foi discutida a desburocratização de licenciamentos na construção civil, além do lançamento do anuário multi cidades, que detalhou as receitas e despesas dos municípios envolvidos.