Campinas reuniu cerca de 15 mil manifestantes pelas ruas centrais neste domingo em atos contra a presidente Dilma Rousseff. O balanço foi fechado pela Polícia Militar que informou que as mobilizações foram pacíficas, sem registro de incidentes. A Guarda Municipal, por sua vez, chegou a estimar em alguns momentos 25 mil pessoas.
A primeira manifestação pela manhã teve trajeto mais curto por umas das principais vias da cidade, Av. Francisco Glicério. O encerramento aconteceu no Centro Convivência junto com uma tradicional feira do município. Carlos Marques que participou do ato saiu satisfeito com a mobilização popular.
Teve gente como Ivone da Silva Lopes que emendou uma manifestação na outra. Ela levou as duas filhas crianças no ato pela manhã e encarou um percurso maior a tarde, também pelas vias centrais. Foi nesse período, por volta das duas tarde, que a mobilização em Campinas atingiu a maior concentração com as estimativas passando dos 25 mil.
O ato da tarde também reuniu moradores de cidades vizinhas como Valinhos , Vinhedo, Sumaré e Hortolândia. Rodrigo Veronezi que é de Cosmópolis fez questão de participar e se surpreendeu com a quantidade de pessoas.
Os protestos em Campinas começaram às 9h30 de baixo de garoa. Ao longo do percurso o tempo ficou firme e só no encerramento do segundo ato, por volta das quatro da tarde choveu no município.
Houve grande participação de famílias, idosos e estudantes. Nas faixas, as frases mais presentes foram “Fora Dilma”, “Fora PT” e um grupo com cartazes em que se lia “Deram PT na Petrobras”.