O número de pedidos de podas de galhos e árvores em Campinas é grande, mas a intenção da Prefeitura é superar a alta demanda. Um prazo para o atendimento às reclamações não foi estabelecido, mas a situação foi confirmada pelo prefeito Jonas Donizette. Segundo ele, a cidade possui atualmente uma lista de espera, que ainda sofre com as solicitações acumuladas da gestão passada. A principal reclamação da população é sobre as más condições de algumas árvores e que podem cair ou perder galhos durante as chuvas.
Mas de acordo com Jonas, nem sempre a poda é necessária porque o trabalho é feito de acordo com as vistorias dos técnicos da Prefeitura. Desde o início de 2015, 40 árvores caíram no município e a aposta do Executivo para reduzir as quedas é o cadastro digital das plantas. O Sistema de Identificação foi lançado no ano passado, mas o portal passou a funcionar de modo efetivo neste mês.
Apesar de elogiar a iniciativa e o banco de dados sobre as árvores, o presidente do Conselho do Meio Ambiente de Campinas faz ressalvas. Para Carlos Alexandre Silva, ainda falta uma melhor comunicação entre os órgãos responsáveis para atender toda a demanda da cidade. Até agora, a cidade possui 13 mil árvores cadastradas no Paço Municipal, Praça Carlos Gomes, Largo das Andorinhas e Centro de Convivência. A previsão é de que o número chegue a 20 mil até o fim de maio, quando as informações poderão ser conferidas em outros pontos de Campinas. Para acessar, basta baixar o aplicativo QR code no celular ou tablet.