Entre as atividades do Outubro Rosa, Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, um evento marcou a participação do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas. O Ambulatório de Especialidades do Hospital disponibilizou uma equipe para orientar a população sobre a prevenção da doença e incentivar as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia, considerado o principal exame para detectar o câncer de mama, como explica a Terapeuta Ocupacional do Hospital da PUC, Fátima Brasileiro.
Simultaneamente aconteceu o Dia da Beleza. Uma oficina de arte e café com o apoio do Serviço de Terapia Ocupacional oferecidos aos pacientes e acompanhantes do Serviço de Quimioterapia. Fátima Brasileiro explica que o evento ajuda a elevar a autoestima dos pacientes que passam pelo tratamento quimioterápico, contribuindo com a melhora no estado de saúde. A paciente de quimioterapia, Elaine Martini, confirma os benefícios desse dia especial.
Segundo o Ministério da Saúde o rastreamento de câncer de mama por mamografia é recomendado para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o máximo de dois anos entre os exames. Nessa faixa etária, 28,9% nunca fizeram a mamografia, de acordo com o levantamento feito pelo IBGE.