O baixo volume de chuva em outubro colocou o Rio Camanducaia em estado de Alerta. A vazão registrada pela Sala de Situação PCJ chegou a 1,96 m3/seg, nesta segunda-feira. Na última quinta, a vazão estava em 2,65 m3/seg. Se a vazão ficar abaixo de 1,5 m3/seg, as cidades abastecidas pelo rio passam a ter restrição na captação de água.
Em toda a região, até agora, foi registrado um acumulado de 11,2 mm de chuva ao longo do mês e o esperado para outubro todo está entre 120 e 130 mm.
O professor do Cepagri da Unicamp, Hilton Silveira comenta que o forte calor registrado na última semana colabora com a redução de água nos rios.
De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência PCJ, o Rio Jaguari também teve queda na vazão passando de 8,32 m3/seg para 8,07 m3/seg. O Baixo Atibaia foi outro que apresentou baixa passando de 5,87 m3/seg para 5,39 m3/seg. Os dois, porém, não entraram em estado de Alerta.
O Alto Atibaia teve um ligeiro aumento na vazão, subindo de 6,00 m3/seg para 6,15 m3/seg.
Hilton Silveira lembrou que em setembro passado choveu 148 mm, acima da média e que a tendência, é que a situação melhore em novembro.
Os níveis são atualizados duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas-feiras. A sala de Situação das Bacias do PCJ prevê que restrição na captação ocorra a partir das seguintes vazões
Alto Atibaia – inferior a 4 m3/seg
Baixo Atibaia – inferior a 3,5 m3/seg
Jaguari – inferior a 2 m3/seg
Camanducaia – inferior a 1,5 m3/seg