Uma pesquisa comparativa realizada pelo Procon Campinas na primeira semana do ano em oito papelarias espalhadas pela cidade mostrou que o preço do material escolar pode variar até 102% de uma loja para outra. Foram pesquisados 89 produtos, com 61 apresentando variação igual ou superior a 20%. Mas como evitar comprar produtos com diferenças tão grandes? Segundo o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, pesquisar e comprar em quantidades maiores são boas saídas.
A pesquisa, além de analisar preços analisou a capacidade de abastecimento das lojas, o que segundo o diretor do Procon também pode favorecer o cliente.
A nossa reportagem percorreu algumas das papelarias pesquisadas e em uma delas o proprietário Gilberto Bonavoglia afirmou que a compra antecipada por parte do estabelecimento permite preços mais competitivos.
Entre as maiores variações apesentadas na pesquisa estão a borracha branca Record 20 Mercur (102%), o corretivo em fita CIS (73%)e a massa de modelar 6 cores Acrilex (72.5%). Toda a pesquisa pode ser conferida no site procon.campinas.sp.gov.br