Após um show de funk na Estação Cultura, em Campinas, na noite desse domingo, um grupo de jovens suspeitos de estarem no evento desceu a Rua 13 de Maio realizando saques em estabelecimentos comerciais. Doze lojas foram arrombadas, tiveram portas retorcidas, computadores e manequins danificados e nove foram saqueadas. Uma loja de celulares foi completamente destruída e produtos foram roubados. A proprietária, Patrícia Reymann Machado, entrou em desespero quando viu o que fizeram com seu pequeno comércio, única fonte de renda, que ela tinha acabado de reformar.
Ela contabilizou um prejuízo de cerca de R$ 40 mil. Patrícia está preocupada com os próximos eventos já agendados. Mesmo os lojistas que escaparam do vandalismo estão preocupados. Cerca de 3 mil jovens compareceram e a maioria não estava mal intencionada. Por ironia, o filho da Patrícia, cuja loja foi destruída, estava no evento e conta que viu drogas e álcool sendo vendidos aos menores. Os proprietários de lojas se reuniram para fazer boletim de ocorrência em conjunto e foram até a Prefeitura pedir um posicionamento do secretário de Cultura sobre o evento.
A Prefeitura informou que prestou apoio ao evento de domingo à noite na Estação Cultura, por meio da Secretaria de Cultura, com a cessão do espaço. Informou que a Guarda Municipal esteve presente no local durante toda a realização do evento, que transcorreu sem incidentes, e que os atos de vandalismo aconteceram durante a dispersão dos participantes, após do término da festa. Ressaltou que a Guarda Municipal realiza patrulhamento de rotina em toda área central da cidade e pode ser acionada pelo telefone 153 em caso de emergências.
https://youtu.be/bVAsZURQoTA