Três veículos foram levados ao Pátio da Emdec e três multados em mais de R$ 3 mil, devido o transporte clandestino de passageiros em Campinas. Esses carros foram flagrados prestando serviço do aplicativo Uber. A ação de fiscalização aconteceu no final de semana na cidade, sendo as apreensões no Centro e no Cambuí. As autuações foram na região do Aeroporto de Viracopos.
Em 30 dias, considerando o final de janeiro e final de fevereiro, o número de veículos apreendidos chegou a 19. Os veículos levados ao pátio, para serem liberados, também necessitam do pagamento de multa, além de taxas, despesas com remoção e estadia.
A proibição da Uber na cidade se baseia em lei municipal, que considera o serviço clandestino.
Por nota, representantes da Uber já comentaram o posicionamento da prefeitura de Campinas de proibir o aplicativo, dizendo que esperam uma regulamentação que seja benéfica para a sociedade, destacando o fato de ser um serviço acessível.
Também destacam que o serviço prestado pelos motoristas parceiros da Uber, de transporte individual privado, tem fundamento na Constituição Federal, sendo legal de acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.