O Juiz Sérgio Araújo Gomes, da 33ª Zona Eleitoral de Campinas, julgou improcedente a representação promovida pelo Ministério Público Eleitoral de denúncia de compra de voto contra o vereador eleito da cidade Rubens Soares do Nascimento, o Rubens do Gás, do PSC, que teria comprado uniformes para um time de futebol amador de Campinas e colocado seu nome na parte de trás da camisa durante campanha eleitoral desse ano.
A Justiça constatou que a doação dos uniformes foi realizada muito antes do período eleitoral, como já havia sido informado pela Defesa do vereador eleito. Entre eles, o advogado, Jairo Inácio do Nascimento. O Ministério Público pediu a aplicação de multa e a cassação do registro ou diploma do vereador eleito.
A denúncia chegou ao Ministério Público através do aplicativo Pardal criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias de propaganda irregular como compra de votos ou outras irregularidades. Para a defesa, a denúncia no aplicativo foi de má fé e a Justiça constatou a verdade. Rubens do Gás citou seus eleitores ao afirmar que a Justiça foi feita. De acordo com o termo da audiência, o candidato adquiriu os uniformes para o time Pérola Negra Futebol Arte em Julho de 2016.