A Secretaria de Saúde de Campinas irá reduzir o horário de atendimento de dez dos 63 centros de saúde da cidade. Os novos horários já valem a partir desta quinta-feira, dia 1 de dezembro. Agora, os postos abrirão às 7h00, e poderão funcionar no máximo até às 19h00.
A medida vai afetar os seguintes centros de saúde: Figueira, que fechava às 20h00; Aurélia, Integração, Costa e Silva, São Quirino, Sousas, Orosimbo Maia, que fechavam às 21h00; e Valença, Florence e Vila Ipê, que funcionavam até as 22h00.
A portaria que estabelece o novo limite foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 30 de novembro. Os outros 53 Centros de Saúde vão manter os horários atuais:
- Sete fecham às 18h00.
- 31 unidades encerram o expediente às 19h00.
- Sete terminam a jornada às 17h00 da tarde.
- Oito unidades atendem até as 16h00 da tarde.
Segundo a Prefeitura, a portaria visa racionalizar a prestação de serviços à população e levou em conta estudo recente realizado pela Secretaria de Saúde, que apontou que após as 19h há uma redução de 80% nos atendimentos das unidades básicas.
Quem necessitar de atendimento à noite pode buscar as unidades de Pronto Atendimento (UPA), Prontos-Socorros e Hospitais, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.