CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco de contaminação suspende captação no Rio Atibaia e deixa cerca de 100 mil pessoas sem água em Sumaré

Mais de 70 bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia e Matão, em Sumaré, estão sem água nesta sexta-feira, devido a um vazamento de óleo diesel que atingiu o

Risco de contaminação suspende captação no Rio Atibaia e deixa cerca de 100 mil pessoas sem água em Sumaré
????????????????????????????????????

Mais de 70 bairros das regiões de Nova Veneza, Maria Antônia e Matão, em Sumaré, estão sem água nesta sexta-feira, devido a um vazamento de óleo diesel que atingiu o rio Atibaia. A captação de água ficou interrompida por um período de 9 horas, das 19h desta quinta  até às 4h desta sexta, após um acidente com um caminhão tanque no km 129 da rodovia Professor Zeferino Vaz, altura de Paulínia, na tarde desta quinta.

A captação só foi retomada depois que foi possível ter a certeza de que a qualidade da água do rio foi normalizada. Cerca de 42 mil ligações podem ser afetadas ao longo de todo o dia, o que corresponde a cerca de 49% do total de ligações da cidade. Cerca de 100 mil pessoas estão sendo afetadas com o problema.

De acordo com informações da concessionária Odebrecht Ambiental, responsável pelo abastecimento na cidade, os bairros mais baixos devem sentir a retomada do abastecimento até a manhã de sábado. Já os bairros mais altos, apenas durante a tarde.

No acidente com o caminhão tanque, houve vazamento da carga de combustível que atingiu o leito do rio. A captação de água bruta de Sumaré fica a cerca de 4 km do ponto da ocorrência. A concessionária foi avisada e suspendeu a captação. Técnicos da concessionária e defesa civil acompanharam a situação o monitoraram a qualidade da água durante todo o período.

Como ação de contingência estão sendo disponibilizados caminhões pipa para unidades de saúde, hospitais, creches e escolas. A concessionária pede que esses estabelecimentos entrem em contato e façam a solicitação de acordo com a necessidade.

A lista completa de bairros afetados está disponível no site da concessionária  www.odebrechtambiental.com/sumare

 

Imagem: Odebrecht Ambiental

 

Compartilhe

Conteúdos