O remanejamento causado pela interdição do Centro de Saúde Esmeraldina, em Campinas, tem causado confusão entre os pacientes. O atendimento que era feito no local foi distribuído entre outras três unidades da região: Santa Odila, São Vicente e Orosimbo Maia. O problema acontece porque cada posto recebeu uma listagem dos bairros que antes eram de responsabilidade do CS fechado.
Como a medida passou a valer no último dia 4, muita gente não sabe totalmente sobre a mudança e por isso se dirige ao lugar errado. Uma funcionária do Esmeraldina que foi encaminhada para o Centro de Saúde Santa Odila, conta que precisa orientar os pacientes. Com isso, muitos saem frustrados sem conseguir o procedimento que procuram, enquanto outros, atendidos nos locais, se preocupam. Maria Lucinete e Romilda Mendes temem a saturação do Santa Odila e do Orosimbo Maia. Já Rosana Verona é pessimista sobre o São Vicente.
No CS Santa Odila o atendimento é oferecido para os bairros Jd. São Pedro, Samambaia, Esmeraldina, Monte Líbano, Jd. Maísa e Aliança. No CS São Vicente, para quem mora nos bairros Estoril, Parques Cisnes e Chácaras São Domingos. Já no CS Orosimbo Maia, Tamoios e Caiapó.
Questionada sobre as dificuldades, a Pasta de Saúde se manifestou através da assessoria e disse que levou em conta a proximidade. O Executivo ainda alegou que não tem como alugar um novo espaço para voltar a concentrar toda a equipe de trabalho do Esmeraldina. De acordo com o comunicado, porém, um lugar alternativo ainda é estudado no bairro para a realização de procedimentos mais simples. O prédio do CS Esmeraldina será demolido para a construção de um novo. O fechamento estava previsto e foi adiantado devido a um incêndio.