Historicamente, o mês de julho registra os piores índices de doação de sangue e em 2018 este quadro se agravou por conta da campanha de vacinação contra a gripe. Isso aconteceu porque quem é imunizado contra a doença, fica impossibilitado de doar por pelo menos 48 horas. Esse fato, somado ao período de férias escolares e de baixa temperatura, faz com que o número de voluntários diminua drasticamente.
Neste momento o Centro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular trabalha com um estoque de apenas 40% do volume de sangue considerado ideal. O médico do Centro, Vinícius Grilo, afirma que estes fatores são preocupantes, porque deixam os hospitais da região sem uma margem de segurança para o atendimento. Segundo ele, a vacinação contra a gripe causa uma interferência grande no trabalho de coleta de sangue.
Para minimizar o problema, o Centro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular de Campinas fará neste sábado um mutirão para ampliar a coleta de sangue na cidade. As doações podem ser feitas na sede da unidade de saúde, que fica no Hospital Irmãos Penteado, na Avenida Júlio de Mesquita, 571, no Cambuí. A coleta será feita no período entre 8 horas e 13 horas. O Centro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular é o banco de sangue com maior atuação na região da cidade de Campinas-SP, atendendo 66% dos hospitais.