Um mutirão de conscientização sobre o câncer de mama foi a forma encontrada pelo Centro de Saúde Campina Grande, no Distrito do Campo Grande, para marcar o Outubro Rosa, das 7h às 16h, desta quinta-feira, com palestra e orientação sobre diagnóstico e prevenção da doença.
Pelo protocolo do Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada acima dos 50 anos. Mas, em Campinas, os exames são disponibilizados já a partir dos 40 anos de idade para mulheres que tenham fator de risco. No entanto, é baixa a procura pelo exame no local, explica a coordenadora do Centro de Saúde Campina Grande, Grasielle Ribeiro.
O agendamento do exame de mamografia, nesse caso, é para mulheres dos bairros São Luís e Campina Grande, que estão na abrangência da unidade. A dona de casa, Ana Paula dos Santos, saiu do evento com o exame agendado e com mais informação na bagagem. As orientações foram da enfermeira, Silvânia Wertonge.
Também devem realizar o exame, conforme critério médico, mesmo que não tenham a idade estipulada, todas as mulheres que tenham histórico de câncer de mama na família ou aquelas que sentirem algum nódulo ao fazer o autoexame.