Nesta última semana que antecede o natal, é comum ver as ruas do Centro de Campinas cheias de gente para as conhecidas compras de última hora. Mas o consumidor deve ficar atento para não transformar o desejo de presentear pessoas queridas em crise financeira. A chegada da segunda parcela do 13º salário – que tem data limite para pagamento na quinta-feira, 20 – deve ser considerada, planejando o seu uso de forma consciente.
Quem não se programou para fazer as compras à vista,precisa estar atento aos gastos no cartão de crédito, evitando o descontrole financeiro já nos primeiros meses de 2019. O ideal é agir, neste momento, de acordo com o padrão devida, respeitando o orçamento. Para a educadora financeira, Luciane Nakamura, o ideal seria que o planejamento fosse feito durante todo ano. Caso isso não seja possível, o consumidor tem que impor um limite de gastos para não começar o ano novo no vermelho.
Mas nas ruas da cidade é fácil de encontrar pessoas que não estão nem um pouco dispostas a deixar de lado o hábito de presentear. Maria do Carmo Silva se apegou a vaidade e disse que vai comprar roupas novas para as festas de fim de ano. Já Sônia Santos disse que não abre mão de comprar presentes para a família.