CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Gal Costa e seu tesouro esquecido

Em  1974 Gal Costa em sua carreira já tinha  7 anos  de uma trajetória iniciada  a partir do encontro com  Caetano Veloso tendo a bossa nova como referencia no primeiro o

Gal Costa e seu tesouro esquecido
Em  1974 Gal Costa em sua carreira já tinha  7 anos  de uma trajetória iniciada  a partir do encontro com  Caetano Veloso tendo a bossa nova como referencia no primeiro o Lp de ambos  o lançamento    Domingo de 1967 .  E depois de consolidar o seu nome na tropicália e  ela lançou um projeto no qual  […]

Em  1974 Gal Costa em sua carreira já tinha  7 anos  de uma trajetória iniciada  a partir do encontro com  Caetano Veloso tendo a bossa nova como referencia no primeiro o Lp de ambos  o lançamento    Domingo de 1967 .  E depois de consolidar o seu nome na tropicália e  ela lançou um projeto no qual  a intenção  principal era simplesmente cantar ! Com  o Lp Cantar Gal Costa reencontrou  Caetano Veloso  agora como produtor. Se o público tinha uma expectativa de ouvir uma  Gal Costa cantado de forma visceral atacando nos agudos como no emblemático show e disco Fa- tal : Gal a Todo Vapor se deparou com uma  proposta que  seguia um outro  caminho mais intimista.  

Maria da Graça Costa Penna Burgos  em seu repertório já tinha gravado  duas canções com  o nome barato  o primeiro foi Vapor Barato  de Wally Salomão  e Jards Macalé  além da    música  Barato Modesto do próprio Caetano , e  para essa produção  Gal Costa teve um outro  barato   incluído em seu no  repertório.

Encomenda  feita a Gilberto Gil a canção Barato Total se tornou um sucesso  imediato. Com um  arranjo que resiste ao tempo e até hoje os interpretes mantém a mesma base . Com um  som  simples e envolvente o  violão  tocado pelo próprio  Gil tem um balanço  que   da o tom para algo sem compromisso ideológico ou político.

O tema instrumental   The Frog   gravado pela primeira vez  no  projeto  Sérgio Mendes &Brasil  66    ganhou uma letra nas mãos de Caetano que para essa  produção   tomou o cuidado de colocar cada  palavra   sem mudar a estruturada da  parte cantarolada da composição original de João Donato que aqui tocou teclado  na canção A Rã,  que ganhou outro fôlego   na voz de Gal Costa.

Gal Costa e seu tesouro esquecido
Gal Costa com João Donato 

Além das composições inéditas para essa produção. Algumas releituras de canções dos anos 50  também foram   incluídas nesse repertório como a Canção que Morre no Ar de Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli que ganhou um belo arranjo de cordas do também produtor desse disco o  guitarrista  Pedrinho Albuquerque.

O disco Cantar  foi a consolidação de uma  tropicalista cantando Bossa Nova.  O fato curioso   foi que na época de seu lançamento essa produção  não teve uma boa aceitação de público e crítica e o  reconhecimento de seu valor só veio  ao longo do tempo e se tornou   uma espécie tesouro esquecido   !

Acompanhe esta edição 

Entre em contato 

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção 

Walmir Bortoletto

Edição 

Paulo Girardi

Compartilhe

Conteúdos