CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Viracopos tem 63,2% de capacidade inutilizada

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, tem recebido menos da metade da movimentação que comportaria. Em 2018, registrou 36,8% dos passageiros que o Terminal suportaria, com fluxo de 9

Viracopos tem 63,2% de capacidade inutilizada
Foto: Valéria Hein

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, tem recebido menos da metade da movimentação que comportaria. Em 2018, registrou 36,8% dos passageiros que o Terminal suportaria, com fluxo de 9 milhões e 200 mil pessoas . Com isso, 63,2% de sua capacidade está inutilizada.

Em números absolutos, o estudo do Governo Federal revela ainda que 9,2 milhões de passageiros passaram por Viracopos. A previsão para 2018 era de 18 milhões. Mas sua capacidade é ainda maior. Em 2016, a concessionária Aeroportos Brasil concluiu a reforma que aumentou a capacidade do aeroporto para 25 milhões de passageiros por ano.

No entanto, o ano de 2018 teve o menor movimento desde 2013. A concessionária assumiu o Terminal em 2012. José Alves de Carvalho mora em São Paulo e optou por Viracopos para ir à Juazeiro. Ele percebeu uma movimentação muito menor em Viracopos se comparada aos aeroportos de São Paulo.


Luander Estevan foi buscar um amigo no terminal e também percebeu a tranquilidade excessiva. O representante Comercial, Alexandre de Oliveira, acha que a movimentação reduzida se deve à crise econômica e política brasileira.  Cleide da Silva é de Goiânia e veio à Região para visitar a filha em Americana. Para ela, a tranquilidade lhe causou uma reação positiva.

Um balanço da concessionária aponta que em dezembro houve recuperação, quando passaram pelo aeroporto 843 mil e 600 passageiros.
O índice foi o segundo melhor de 2018, depois de julho, que foi mês de férias.

O Aeroporto Internacional de Viracopos esclareceu que o Aeroporto foi foi construído para ter capacidade de receber 25 milhões de passageiros por ano até 2042.

Ao todo são 28 pontes de embarque de passageiros instaladas. Com a movimentação de hoje, são necessárias 15 pontes em funcionamento.

Portanto, conclui que os espaços do novo terminal serão abertos gradativamente de acordo com o aumento da demanda para que sejam evitados custos desnecessários com manutenção e iluminação, por exemplo.
Ressalta ainda que a construção das 28 pontes de embarque de passageiros foi uma exigência contratual do edital de concessão do aeroporto.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou estar trabalhando fortemente para o aumento do fluxo de passageiros, mas a crise que abateu o país entre os anos de 2014 e 2018 prejudicou essa movimentação planejada não só em Viracopos, mas também para outros aeroportos do país.

Compartilhe

Conteúdos