CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campinas tem nova epidemia de dengue e casos já ultrapassam os 550 no município

Em menos de 12 semanas a Secretaria de Saúde de Campinas já soma mais casos de dengue no município este ano do que em todo 2018. Os números divulgados pela

Campinas tem nova epidemia de dengue e casos já ultrapassam os 550 no município
Foto: André Berenguel

Em menos de 12 semanas a Secretaria de Saúde de Campinas já soma mais casos de dengue no município este ano do que em todo 2018. Os números divulgados pela administração apontam que, até o dia 20 de março, já foram 556 casos da doença, e todos tipo 2, que não circulava no município há quase 10 anos. Em todo o ano passado, foram 301. Ainda há 1390 casos em investigação.

A situação já é classificada como epidemia pelas autoridades uma vez que trata-se de um aumento acima do esperado considerando a média histórica de dez anos. De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campinas, Andrea Von Zuben, o termo “epidemia” está ligado mais a um monitoramento da situação de saúde do que para comunicação de risco.

Segundo ela, a área com maior incidência é o Parque Floresta, na região do Campo Grande, com 95 confirmações. A Diretora explicou que há dois fatores que levam o número de casos a aumentar exponencialmente.

A Secretaria de Saúde pretende abrir três salas de hidratação, lugares específicos para que as pessoas com suspeita da doença possam se dirigir, aliviando a situação dos hospitais. Os locais ainda não foram definidos mas as regiões serão a Noroeste (onde está o Pq. Floresta), Sudoeste (Região do Ouro Verde) e uma terceira, próxima ao Hospital Mário Gatti.

Andrea Von Zuben ressaltou  que o que preocupa as autoridades municipais é o sorotipo circulante. Como o tipo-2 não circulava há quase 10 anos, quase toda a população de Campinas está suscetível à doença, uma vez que, quando uma pessoa contrai dengue tipo 1, ela fica “vacinada” contra essa doença desde que seja do mesmo sorotipo.

As últimas epidemias de dengue em Campinas foram registradas em  2014 e 2015, e naqueles anos, o sorotipo encontrado foi o 1. Em 2014 foram registrados 42.109 casos com 10 mortes e no ano seguinte, 65.634 confirmações e 22 pessoas morreram vítimas da doença.

 

Compartilhe

Conteúdos